Efeitos do parto nos recém-nascidos

Os ossos da face e do crânio, mesmo no ser vivo adulto, não estão completamente soldados entre si. Isso deve-se ao facto de haver um pequeníssimo movimento entre eles que impede que isso aconteça. Esta noção é fundamental em osteopatia. Foi um osteopata americano W. G. Sutherland quem desafiou este dogma por volta do ano 1900, quando ainda era estudante da American School of Osteopathy. Este conceito é muito importante, pois podem existir perturbações no crânio, provocadas pelo parto ou outros traumatismos exercidos sobre o crânio, como o caso de quedas ou acidentes, que podem vir a ter repercussões no bom funcionamento do nosso organismo, e que podem e devem ser corrigidas o mais precocemente possível.

No parto, o bebé para ver a luz do dia tem de suportar todo um conjunto de pressões em especial sobre a sua cabeça (face ou crânio).

A cabeça de um bebé, à nascença, é cartilaginosa, o que quer dizer que é relativamente maleável. Isso acontece, porque a ossificação não está totalmente feita. Isto permite-lhe uma melhor adaptação à compressão a que vai estar sujeita durante o parto, assim como moldar-se aos diferentes diâmetros da bacia, que vai ter de ultrapassar na sua descida.

Na maioria dos casos é durante o parto que podem ser criadas no crânio, assimetrias, que por vezes provocam pequenas deformações principalmente em partos mais complicados (má apresentação do bebé ou partos assistidos com fórceps ou ventosas).

Estas deformações normalmente acabam por desaparecer, na sua maioria, alguns dias após o parto. No entanto em alguns casos podem persistir, com a probabilidade de poder haver sequelas posteriormente.

Não é só durante o parto normal que podem ocorrer deformações do crânio. Elas podem ser anteriores ao parto. Um mau posicionamento do feto no útero pode originar estas deformações, e mesmo tratando-se de um parto por cesariana, elas podem existir.

Estas deformações podem provocar diversos sinais ou sintomas que vão variar de acordo com a zona afectada, e podem vir a manifestar-se logo a seguir ao parto, tais como:

– Distúrbios digestivos, como por exemplo a existência de um refluxo gastro-esofágico (o bolçar constante), que pode ser devido a uma compressão ou estimulação do nervo Vago (X par craniano), junto aos côndilos do occipital.

– Dificuldade na deglutição, por eventual irritação /compressão do nervo Glosso-faringeo (IX par craniano).

– Dificuldade na sucção por envolvimento do nervo Grande hipoglosso (XII par craniano).

– Torcicolos congénitos.

– Assimetrias visíveis da face.

Tardiamente podem ainda surgir:

– Algumas patologias das vias respiratórias superiores como as sinusites.

– Dificuldades de aprendizagem e concentração.

O desenvolvimento assimétrico do crânio pode vir a provocar uma disfunção da ATM (articulação temporo-mandibular), com consequente repercussão sobre a oclusão dentária e a necessidade de correcção do posicionamento dos dentes.

Vai também repercutir-se sobre a coluna, através da tensão assimétrica exercida pelos vários músculos, fáscias e ligamentos, com consequentes distúrbios sobre o restante organismo.

O tratamento de Osteopatia é normalmente eficaz, em todos estes casos. Consiste numa abordagem manual muito suave. Além de corrigir as disfunções somáticas que podem vir a influenciar no futuro o funcionamento do nosso organismo, pode também ajudar a recuperar mais rapidamente nos estados de convalescença, assim como a manterem-se saudáveis.

Não podemos esquecer que somos uma unidade funcional e não apenas a soma das várias partes, daí a obrigatoriedade dum tratamento no todo.

É importante a divulgação deste tema pelos diversos profissionais de saúde, para que surja uma equipe multidisciplinar capaz de detectar estes sinais e sintomas precocemente, encaminhar estas crianças, de modo a permitir um tratamento eficaz que assegure um desenvolvimento saudável, tanto físico como psicomotor.

A Osteopatia craniana ou crânio-sagrada não é apenas um conjunto de técnicas aplicadas isoladamente; deve ser exclusivamente realizada por osteopatas na visão holística desta surpreendente e apaixonante disciplina que é a Osteopatia.

Rui Coelho, Eur Ost D.O.

Voltar


Home | Serviços | Definições | Clínica | Comparticipações e Protocolos | Contactos | Facebook

Proteção de Dados (RGPD)